A Câmara Municipal de Rondonópolis realizou, na noite desta sexta-feira (16), uma audiência pública em alusão ao “Maio Laranja”, a campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi proposta pelo vereador Vinícius Amoroso e reuniu autoridades, representantes de instituições e a população em geral para debater o tema e propor ações de enfrentamento.
Vinícius Amoroso destacou a gravidade do cenário em Mato Grosso, que figura entre os estados com os maiores índices de violência sexual contra crianças. “É um tema sensível, é um tema que é importante ser dito. Mato Grosso é um dos estados que possui maior índice de violência e exploração sexual infantil. E aqui em Rondonópolis não é diferente”, afirmou Amoroso.
Segundo o vereador, o objetivo do encontro foi ouvir a comunidade e construir soluções conjuntas. “Queremos que todos tenham a oportunidade de falar e contribuir com esse debate tão importante”, completou o parlamentar.

A juíza Maria das Graças, titular da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, trouxe à discussão dados alarmantes. “O abuso contra crianças e adolescentes tem sido em número muito elevado. E ocorre aonde? Dentro de casa, muitas vezes cometido por pessoas próximas: o pai, o avô, o vizinho, o amigo da família”, alertou a magistrada.

Ela reforçou a necessidade do esforço coletivo. “Não basta o Judiciário, o Legislativo ou o Executivo. É preciso que toda a sociedade participe: escolas, clubes de mães, associações. Todos precisam se unir”, concluiu a juíza.
O conselheiro tutelar Marcos William destacou o papel da população na denúncia e na defesa dos direitos da infância. “As denúncias cada dia que passa têm se tornado cada vez mais um número que nos dá medo, que vai cada vez mais aumentando. Mas é preciso, e aí eu convoco toda a população a denunciar, porque o silêncio só vai beneficiar o agressor,” disse o conselheiro.

Ele declarou ainda que a população precisa utilizar os canais de denúncia, como o Disque 100, o Conselho Tutelar e o número 190 da Polícia Militar.
Também estiveram presentes os vereadores Dra. Luciana Horta, Mariuva da Saúde e Prof. Alikson Reis, a coordenadora Ambulatório Viva, Cristina Lopes, o professor Doutor do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ezer Lima, representantes da sociedade civil, da URAMB (União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros), profissionais da saúde, da assistência social e outros setores diretamente envolvidos com a proteção da infância e adolescência.