Militares do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) prenderam, na tarde deste sábado, um indivíduo de 27 anos por tráfico de drogas e apreenderam cerca de 195 kg de entorpecentes, entre maconha, cloridrato de cocaína e pasta base de cocaína, na BR-364, no km 277, em Jaciara-MT.
A PM informou, por meio do Boletim de Ocorrência (BO), que durante o turno de serviço, uma guarnição policial recebeu uma denúncia anônima informando sobre um acidente (tombamento) de uma carreta no endereço mencionado, nas proximidades de uma pousada. A denúncia também apontava a presença de dois indivíduos em atitude suspeita, retirando caixas do interior do veículo acidentado.
Diante da denúncia, a equipe deslocou-se imediatamente ao local citado. Ao chegar na cena do ocorrido, os agentes visualizaram um indivíduo de pele clara, estatura e compleição medianas, vestindo camiseta azul e short jeans, saindo de uma área de vegetação próxima à rodovia. O suspeito, que utilizava um aparelho celular, dirigia-se à carreta, mas ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga a pé em direção a um pasto, não sendo possível o êxito na captura.
No local onde as caixas estavam sendo retiradas, os PMs localizaram uma delas e, ao abri-la, encontraram diversos tabletes de substância com características análogas à maconha. Próximo dali, os militares localizaram mais oito caixas ocultas na vegetação.
A consulta à nota fiscal da carga apontou que o caminhão transportava carne legalizada, com origem em uma empresa em Rolim de Moura/RO e destino a outra empresa em São Paulo/SP.
Diante da constatação do transporte de material ilícito, as demais equipes de serviço foram acionadas para apoio na tentativa de localizar o condutor do veículo; entretanto, ele não foi localizado até a finalização do BO. Sua identidade foi confirmada por meio da CNH entregue por colaboradores da concessionária Rota do Oeste, que afirmaram tê-la recebido diretamente do motorista.
Com o auxílio das câmeras de videomonitoramento da Nova Rota, os policiais militares identificaram o indivíduo E.J.C.A., que aparece nas imagens ajudando na retirada das caixas da cabine da carreta. Posteriormente, o suspeito foi localizado e abordado. Ele afirmou ter sido solicitado pelo condutor para auxiliar no descarregamento das caixas e reconheceu o motorista ao visualizar a CNH apresentada.
Todo o material entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Jaciara/MT, juntamente com o relatório e demais elementos de prova.
Foram contabilizados:
– 66 tabletes de maconha, totalizando 68.900 kg;
– 68 tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando 71.550 kg;
– 52 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 53.750 kg.
O valor estimado da carga ilícita é de aproximadamente R$ 5.024.600,00 (cinco milhões, vinte e quatro mil e seiscentos reais).