Um criminoso de 29 anos, considerado pela polícia de alta periculosidade, foi preso na tarde desta quinta-feira (15) por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por tráfico de drogas, resistência e cumprimento de mandado de prisão. A ação policial ocorreu no bairro Residencial Boa Vista, em Rondonópolis-MT.
De acordo com a DHPP, os investigadores diligenciaram para localizar um marginal considerado o “disciplina” de uma facção que atua em Rondonópolis e em todo o estado de Mato Grosso, colocando em prática suas ações criminosas nos bairros Alfredo de Castro, Celina Bezerra, Grande Conquista, Paulista e Altamirando.
Segundo os policiais, o indivíduo coordenava torturas físicas e levava pessoas para serem julgadas e mortas pela facção. Ele está sendo investigado pela DHPP por vários homicídios, um homicídio tentado e um sequestro seguido de cárcere privado. Também pesa contra ele uma apuração sobre o desaparecimento de um rapaz ocorrido no ano de 2024.

De acordo com os investigadores, durante os trabalhos de campana, assim que localizaram o referido “disciplina” na região mencionada, realizaram o monitoramento até avistá-lo no momento em que chegava à sua residência pilotando uma motocicleta vermelha, modelo Biz, onde também funciona um comércio de bebidas e alimentos.
Ao notarem a chegada do criminoso, os agentes anunciaram a presença policial e informaram sobre o mandado de prisão em aberto nº 0008718-83.2015.8.11.0064.01.0005-06, oriundo da Primeira Vara Criminal de Rondonópolis. Ainda segundo os policiais, no momento da abordagem, o suspeito tentou fugir, tendo sido necessário o uso da força física para contê-lo.
Os policiais ressaltaram que o abordado aproveitou a presença de familiares e muitos populares no local para tentar escapar. Um dos integrantes da equipe policial torceu o tornozelo durante a ação.
No Boletim de Ocorrência (BO), consta que assim que a equipe policial chegou à delegacia, o conduzido passou por uma revista minuciosa e nos bolsos traseiros da calça dele foram encontradas uma porção de substância aparentando ser cocaína e uma porção considerável de substância aparentando ser maconha; esta estava acondicionada dentro de um maço de cigarro.

Em consulta aos registros policiais do suspeito, os agentes encontraram as seguintes ocorrências: direção perigosa de veículo na via pública (BO nº 2012.349907), direção perigosa de veículo na via pública (BO nº 2013.82054), condução coercitiva (BO nº 2013.285026), homicídio e porte ilegal de arma de fogo (BO nº 2013.346601), tráfico de drogas dentro do presídio (BO nº 2014.95797), dano e rompimento de tornozeleira (BO nº 2016.116427) e falso testemunho e autoacusação falsa (BO nº 2020.7737).