• 14 de maio de 2025 13:26

CEI da Santa Casa realiza nova oitiva e avança nas investigações sobre possíveis irregularidades financeiras

CEI da Santa Casa realiza nova oitiva e avança nas investigações sobre possíveis irregularidades financeiras 1Foto: assessoria

A Comissão Especial de Investigação (CEI), instaurada para apurar possíveis irregularidades financeiras na Santa Casa de Rondonópolis, realizou nesta terça-feira (13) mais uma oitiva no plenário da Câmara Municipal. Desta vez, os vereadores ouviram o atual diretor financeiro da entidade, José Eduardo Ponciano de Carvalho.

Durante a oitiva, o presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher, destacou a importância das audiências para o avanço das investigações. “Cada oitiva tem sido importante para essa comissão para que a gente possa entender como são feitos os fluxos dentro da Santa Casa, qual a responsabilidade de cada pessoa, de cada diretor e do Conselho. Estamos falando de uma empresa que tem uma dívida de cerca de R$ 90 milhões, onde quase 95% do recurso é oriundo do SUS, ou seja, está saindo do bolso do contribuinte, dos impostos que nós pagamos. A Santa Casa é uma entidade muito importante, Rondonópolis não sobreviveria sem ela, porém, precisamos identificar, e essa é a missão dessa comissão, quais são os erros e, caso a gente identifique, quem são os responsáveis”, afirmou Zaher.

O relator da CEI, vereador Vinícius Amoroso, também comentou a participação do diretor financeiro. “Foi trazido aqui pelo atual diretor financeiro que muitas das ações não passavam por ele. Porém, ele (José Eduardo) responde financeiramente pela instituição, então como diretor precisa ter conhecimento dos dados financeiros. E, claro, o que ele não concordar como diretor financeiro, precisa relatar isso, precisa levar essas informações ao Conselho”, explicou o relator.

CEI da Santa Casa realiza nova oitiva e avança nas investigações sobre possíveis irregularidades financeiras 2
Foto: assessoria

Amoroso ainda ressaltou que o estatuto da Santa Casa é claro quanto à responsabilidade da diretoria em casos de omissão ou risco. “O estatuto diz mais: quando for caso de omissão ou de risco direto, ele precisa fazer essas denúncias aos órgãos de controle, o que a gente percebe que não vem acontecendo”, acrescentou.

Finalizando sua fala, o relator reforçou o compromisso da comissão com a transparência e com a recuperação da Santa Casa. “A população pode acreditar no trabalho dessa comissão. Estamos levando muito a sério. Aqui a gente não está preocupado com CPFs de A ou B, e sim com o CNPJ da instituição. É pra isso que estamos trabalhando: para que a Santa Casa sobreviva, saia desse momento difícil e continue atendendo a população que mais precisa.”

CEI da Santa Casa realiza nova oitiva e avança nas investigações sobre possíveis irregularidades financeiras 3
Foto: assessoria

A CEI segue com os trabalhos e deve convocar novas oitivas nas próximas semanas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.